Muitas pessoas utilizam exercícios dinâmicos para avaliar e capacitar pessoas. Acredito que seja um ótimo recurso, e uso muito, porém, se não for bem utilizado, não trará o resultado esperado e pode acabar colocando o instrutor numa situação difícil.
É preciso conhecer bem o exercício e ter facilidade para condução de grupos. Principalmente, ter "jogo de cintura" para lidar com situações imprevistas, comentários indesejados e até mesmo na troca de papeis, onde o grupo ou um componente tenta conduzir a dinâmica.
No processo de seleção o exercício dinâmico pode proporcionar ao selecionador perceber características que as pessoas não demonstram em entrevista, porque só apresentam quando estão vivendo a situação. O lúdico faz o candidato apresentar sua personalidade espontaneamente.
Nos cursos de capacitação, nos treinamentos, o exercício dinâmico faz com que o participante pratique as habilidades ensinadas e assim conseguem com mais facilidade o aprendizado.
Um outro ponto a ser pensado ao realizar um exercício é a quantidade de pessoas a participar. Grupos muito pequenos não correspondema alguns exercícios. Como também, grupo com muitas pessoas.
Acredito que o mais importante é ter objetivo do exercício bem definido em mente, ter controle da situação e aproveitar dos detalhes apresentado durante a participação do grupo. Fazer anotações também pode ajudar muito.
Assim sendo, usem e abusem dos exercícios de dinâmica de grupo!!!
Abraços!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Enriqueça o post com a sua opinião e experiência sobre o assunto.