quarta-feira, 14 de julho de 2010

A Entrevista de Emprego - 5º Encontro do Grupo de POT

Olá!!! Segunda dia 12/07/2010 foi o 5º Encontro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, com a participação de Gretta Souza, Lara Ferreira e Cleverth. O assunto discutido pelo grupo foi Entrevista de Emprego.

Sobre o tema, muito se pode discutir, o grupo focou no ambiente da entrevista e o papel do Psicólogo neste ambiente e sobre as perguntas a serem realizadas ao candidato.
A Entrevista de Emprego é uma técnica de Seleção de Pessoas que tem como objetivo identificar no candidato as competências necessárias para o cargo pretendido. Ela pode ser realizada por profissionais da Administração, Psicologia e outras áreas afins, desde que esses tenham habilidade para investigar, analisar, identificar características da personalidade e do comportamento. A Entrevista pode ser feita individualmente ou em grupo, dependendo da intensidade da análise a ser realizada.

Como a Entrevista é um momento muito tenso para quem vai ser entrevistado, é muito importante que ela seja realizada num local confortável, com pouco barulho, de preferência que esteja presente somente o entrevistador e o(s) entrevistado(s). Como o entrevistador precisa de concentração para verificar as competências do candidato é necessário que não haja interrupções de nenhuma espécie: atender telefone, pessoas, chat´s, etc. Considerando também que essas interrupções podem ser consideradas pelo candidato como falta de respeito ou de atenção com ele.

Algumas empresas podem não ter disponíveis locais ideais para a entrevista, portanto cabe ao entrevistador improvisar, amenizando as possíveis interferências, principalmente, conduzir a entrevista de forma que o candidato consiga se sentir confortável e seguro para responder as perguntas. Um ponto importante aqui é que o ambiente psicológico é mais importante que o físico, sendo o ambiente psicológico determinado pela postura ética do entrevistador, que dá segurança e confiança ao entrevistado.
O entrevistador deve conduzir a entrevista com foco em identificar se o candidato possui o perfil de competências necessário para o cargo disponível, por isso é muito importante que ele prepare um roteiro de perguntas que o direcione a encontrar a pessoa certa. As perguntas da entrevista devem ser perguntas abertas, ou semi-abertas, ou seja, que exija do candidato respostas mais completas sobre o assunto abordado. Perguntas que levem as respostas sim ou não precisam de complementos, como: e como foi? Como reagiu? Conte-nos? Saber qual e como fazer a pergunta é a chave para obter um bom resultado na Entrevista.

Hoje, a técnica de Entrevista mais utilizada é a Comportamental, onde as perguntas são direcionadas ao passado do candidato, defendendo a tese de que as pessoas tendem a repetir comportamentos, principalmente, aqueles que trouxeram resultados positivos. Na Entrevista Comportamental o entrevistado é direcionado a contar histórias de sua vida profissional ou pessoal, que mostram como tende a se relacionar com as pessoas, a exercer liderança e comunicação, como trabalham sobre pressão, se são criativo no dia-a-dia de trabalho, entre outras coisas.
Os participantes do encontro se mostraram muito interessados pelo tema e ficou determinado que se dará continuidade a como e quais perguntas realizar diante de cada cargo e sobre outras técnicas de seleção que complementam a Entrevista.

O 6º Encontro de Psicologia Organizacional e do Trabalho será realizado no dia 19/07/2010 às 14hs no MSN psicorienta_danielle@hotmail.com .
Mais uma vez foi um prazer dividir esse momento com vocês!!! Beijos a todos que seguem esse blog.
E até mais. Abraços!!!

3 comentários:

  1. Você tem alguma dúvida sobre como conduzir ou como se comportat na Entrevista de Emprego? Deixe aqui! bjs

    ResponderExcluir
  2. Usar sinceridade dará uma melhor informação do candidato o que resultará em sucesso posterior, afinal, cada um terá o seu lugar no tempo/espaço e é melhor estar no lugar certo, haverá menos problemas.
    Danielle, e aqui vou olhando para dentro de mim...
    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  3. No site www.administradores.com.br saiu uma matéria sobre entrevista de emprego, segue o link http://migre.me/YoAc
    bjs

    ResponderExcluir

Enriqueça o post com a sua opinião e experiência sobre o assunto.