Seguir por e-mail

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Grupo de Estudos de POT - 1º Encontro

Começou no dia 14 de junho de 2010 o Grupo de Estudos de Psicologia Organizacional e do Trabalho mediado por mim pelo http://www.psicorienta.com.br/ . Houve a participação de duas Psicólogas: Gretta Souza de Bauru-SP e Adriana Cataline de Lins-SP; e de três alunos de Psicologia do Unisalesiano de Lins-SP: Cleverth Kawano, Lara Ferreira e Prscila Emílio.

Neste primeiro encontro, o foco era a interação do grupo e o levantamento de assuntos de interesses dos mesmos. Discutimos sobre o Currículo e a Entrevista de Emprego e pude perceber que a maioria das dúvidas são comuns entre as pessoas, como: o que realmente deve conter no currículo? Como devemos responder as perguntas da entrevista? Que roupas usar? etc.

Aqui vai algumas informações importantes discutidas pelo grupo sobre o currículo:

- Estar direcionado para a vaga que você está buscando, não colocar informações que não sejam interessantes para quem vai recrutar.
- Ser objetivo, mas colocar todas as informações necessárias para que o recrutador perceba suas competências mínimas.
- Nos dados pessoais colocar nome e endereço completo e contatos, caso queria colocar um telefone de outra pessoa, por favor, avise a mesma para que quando a empresa entrar em contato ela saiba o que está acontecendo e lhe avisar. Não precisa colocar documentos, somente em casos em que o recrutamento solicite.
- Na formação você deve colocar a última, nivel técnico e pós-graduações. Se você tem o nivel superior, não é necessário colocar o nivel médio ou fundamental. É importante colocar onde estudou e a data de conclusão. Se você for estudante pode colocar o ano em que está ou o ano de conclusão.
- Na experiência profissional colocar o nome da empresa, de preferência o fantasia que é o que todos conhecem, o cargo que ocupou, mês e ano da entrada e saída (se estiver trabalhando coloque a entrada e atual), e as principais atividades desenvolvidas naquela empresa. Deve-se colocar de 3 a 5 últimas empresas.
- Nos cursos e treinamentos é importante colocar somente aqueles que estão relacionados ao cargo buscado e a sua linha de atuação. Coloca-se o título, carga horária e local, a data de realização só é necessária para cursos que necessitem de atualizações constantes.
- Outras habilidades ou competências podem ser colocadas quando você quiser mostrar de forma bem resumida outras experiências e práticas que você não mensionou anteriormente no currículo. Mas, lembre-se "citar resumidamente".
- Outras informações também podem ser incluídas como estado civil, filhos e pequenas explicações, como: disponibilidade de horário e de mudança de endereço.
- Não é necessário assinar e nem incluir foto, só se a empresa recrutadora exigir.

O Grupo acontece todas as segundas das 14 às 15 horas e 30 minutos por intermédio de MSN. No próximo encontro dia 21 iremos discutir sobre como as empresas e instituições estão se organizando com seus funcionários para assistirem aos jogos da Copa e não perderem a produtividade.

Interessados em participar podem entrar em contato pelo site http://www.psicorienta.com.br/ ou pelo e-mail danielle@psicorienta.com.br .

Até a próxima! Abraços!!!