Seguir por e-mail

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Grupo de Estudos de POT - 1º Encontro

Começou no dia 14 de junho de 2010 o Grupo de Estudos de Psicologia Organizacional e do Trabalho mediado por mim pelo http://www.psicorienta.com.br/ . Houve a participação de duas Psicólogas: Gretta Souza de Bauru-SP e Adriana Cataline de Lins-SP; e de três alunos de Psicologia do Unisalesiano de Lins-SP: Cleverth Kawano, Lara Ferreira e Prscila Emílio.

Neste primeiro encontro, o foco era a interação do grupo e o levantamento de assuntos de interesses dos mesmos. Discutimos sobre o Currículo e a Entrevista de Emprego e pude perceber que a maioria das dúvidas são comuns entre as pessoas, como: o que realmente deve conter no currículo? Como devemos responder as perguntas da entrevista? Que roupas usar? etc.

Aqui vai algumas informações importantes discutidas pelo grupo sobre o currículo:

- Estar direcionado para a vaga que você está buscando, não colocar informações que não sejam interessantes para quem vai recrutar.
- Ser objetivo, mas colocar todas as informações necessárias para que o recrutador perceba suas competências mínimas.
- Nos dados pessoais colocar nome e endereço completo e contatos, caso queria colocar um telefone de outra pessoa, por favor, avise a mesma para que quando a empresa entrar em contato ela saiba o que está acontecendo e lhe avisar. Não precisa colocar documentos, somente em casos em que o recrutamento solicite.
- Na formação você deve colocar a última, nivel técnico e pós-graduações. Se você tem o nivel superior, não é necessário colocar o nivel médio ou fundamental. É importante colocar onde estudou e a data de conclusão. Se você for estudante pode colocar o ano em que está ou o ano de conclusão.
- Na experiência profissional colocar o nome da empresa, de preferência o fantasia que é o que todos conhecem, o cargo que ocupou, mês e ano da entrada e saída (se estiver trabalhando coloque a entrada e atual), e as principais atividades desenvolvidas naquela empresa. Deve-se colocar de 3 a 5 últimas empresas.
- Nos cursos e treinamentos é importante colocar somente aqueles que estão relacionados ao cargo buscado e a sua linha de atuação. Coloca-se o título, carga horária e local, a data de realização só é necessária para cursos que necessitem de atualizações constantes.
- Outras habilidades ou competências podem ser colocadas quando você quiser mostrar de forma bem resumida outras experiências e práticas que você não mensionou anteriormente no currículo. Mas, lembre-se "citar resumidamente".
- Outras informações também podem ser incluídas como estado civil, filhos e pequenas explicações, como: disponibilidade de horário e de mudança de endereço.
- Não é necessário assinar e nem incluir foto, só se a empresa recrutadora exigir.

O Grupo acontece todas as segundas das 14 às 15 horas e 30 minutos por intermédio de MSN. No próximo encontro dia 21 iremos discutir sobre como as empresas e instituições estão se organizando com seus funcionários para assistirem aos jogos da Copa e não perderem a produtividade.

Interessados em participar podem entrar em contato pelo site http://www.psicorienta.com.br/ ou pelo e-mail danielle@psicorienta.com.br .

Até a próxima! Abraços!!!

3 comentários:

  1. Gostaria muito de ouvir as experiências de vocês sobre currículos!!!

    ResponderExcluir
  2. Oie Dani, antes para esclarecimento de todos, tive a oportunidade de trabalhar juntamente com a Dani no Nucleo de Psicologia do Unisalesiano de Lins, assim desenvolvemos o projeto Curriculo, no qual ao meu ver foi muito produtivo e de grande ganho tanto para mim quanto para pessoas que puderam participar... E foi percebido dentro do grupo a grande necessidade da população em questao a montagem do curriculo e a entrevista. Por mais que seja um assunto bem falado tanto na midia e em qualquer outro lugar. Interessante que com o fim do projeto, varias pessoas que ficaram sabendo do mesmo, vem me procurar na faculdade para auxiliarem na elaboração do curriculo, pois dizem que sempre fica aquela duvida, sera que devo ou nao colocar isso... e o pior é que as vezes achamos que elaboração do curriculo e simples quando ouvimos sobre o assunto, mas na hora de fazer É QUE O BIXO PEGA... hehehe...

    Natalia Rodrigues - Unisalesiano Lins (Psicologia)

    ResponderExcluir
  3. Para quem não conhece o Projeto Curriculum tinha o objetivo de auxiliar os alunos formandos do Unisalesiano de Lins a se preparar para o mercado de trabalho, no que diz respeito a elaboração de currículo, network e comportamento nos processos de seleção.
    Acontecia através de palestras informativas e um plantão no Núcleo de Psicológia Organizacional para aqueles que desejassem uma orientação no seu currículo.
    Foi uma maravilhosa experiência para todos com certeza.
    Espero repetí-la.
    Obrigada, Nátalia!

    ResponderExcluir

Enriqueça o post com a sua opinião e experiência sobre o assunto.