sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Forum: Traição

Neste Post venho propor uma discussão sobre TRAIÇÃO!

A TRAIÇÃO é um assunto muito discutido pelos casais que desejam manter uma relação estável; por amigos que se entregam numa amizade de cumplicidade; por chefes e funcionários diante de um trabalho de comprometimento.  Mas, afinal o que é TRAIÇÃO?

Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, TRAIÇÃO é o ato ou efeito de trair, enganar, revelar, não cumprir promessa, infidelidade conjulgal.

Ok, mas o que cada um considera INFIDELIDADE CONJULGAL? O que você considera TRAIÇÃO? Que atos você compreende como INFIEL?

Gostaria de ouvir os amigos, seguidores, por que esse tema é tão discutido e ao mesmo tempo tão pouco definido por aqueles que cobram FIDELIDADE?

Já agradeço aos participantes!!! bjs

13 comentários:

  1. Dani, eu penso que fidelidade é um acordo em que as partes estão em consonância tanto no relacionamento amoroso quanto na amizade ou trabalho. A traição é a quebra do contrato que estava estabelecido entre as partes, quando isso acontece já não há possibilidade de estar junto comungando os mesmos valores. A infidelidade causa transtornos na pessoa que sofreu o golpe e não é fácil superar uma situação de angústia e depressão. Mas, é possível ser feliz, quando a pessoa quer seguir em frente e tomar rumos diferentes deixando para trás a causa da infidelidade. É necessário entender a situação focar o alvo, amar a si mesmo e superar. Hum... Até parece que entendo disso! A vida é a melhor escola, quando não sofremos os golpes da traição/infidelidade o espelho da vida está aí para ser consultado diariamente.
    Bom estar aqui com você diariamente. A descontração de seus temas faz a gente viajar pelas letrinhas. Amei!

    Beijos, querida!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  2. - Olá , Dani ! Bom , eu acho que depende muito do CIÚMES , também . Muitos casais confiam em seu parceiro/a , mas , aqueles que são ciumentos demais , podem desconfiar de um simples abraço entre seu parceiro e um amigo , qualquer que seja . Comigo por exemplo , aconteceu o seguinte , durante um tempo , me relacionei com uma pessoa , a mesma veio visitar o meu orkut , e viu o recado de uma amiga dizendo que estava com saudades , e que em amava , a pessoa com quem eu estava me relacionando , veio me ligando como se fosse uma detetive , perguntando quem era aquela do recado , de onde eu a conhecia , eu achei isso uma coisa , assim , tão idiota , boba e chata , que , simplismente não respondi as perguntas dela . Muitas vezes , deixamos de prestar atenção em nosso relacionamento , para pesquisar sobre o grau de relação que nosso parceiro(a) tem com alguma amiga . Se duas pessoas se amam realmente , não há necessidade de alguma das partes praticarem o ato de traição .

    Beijos !

    @itiinhu

    ResponderExcluir
  3. Fidelidade é um comprometimento como o outro,é amar sem medo,trair é a quebra deste comprometimento, é a quebra de confiança, para completar é a maior sacanagem com quem ama.

    Abraços,
    @maiafabiano

    ResponderExcluir
  4. Quando alguém sente vontade de trair, digamos que seja hora de repensar e avaliar se o atual relacionamento está te fazendo feliz ou não.

    Se não está, a vontade de trair tem motivo. Está na hora, então, de terminar a primeira relação e só então partir pra segunda.

    Traição nunca é bom. Nem mesmo entre amigos.

    Daniel
    @DaniPigatto

    ResponderExcluir
  5. Quando se firma um relacionamento com alguém acredito que não é preciso ficar com ciumes ou preocupações sobre o que o parceiro(a) vai pensar ou agir. Se você enfrenta algum problema no relacionamento a melhor opção é dar 'tchau', sem mais nem menos.
    Infidelidade seria como imperdoável (no sentido de que a relação acaba a partir da traição).
    Nem preciso citar que fidelidade é essencial né.

    ResponderExcluir
  6. Dani,
    Concordo quando a sonia salim diz: que a traição é a quebra do contrato que estava estabelecido entre as partes.No entanto nem sempre isto fica estabelecido. As pessoas entram em relacionamentos sem antes colocar o que realmente espera do(da)seu(sua)parceiro(a), falta conversa, diálogo,faltam os contratos psicológicos. Existe muito "love, sexo mas conversas olho no olho, dificilmente acontecem.As coisas vão "rolando",vamos "ficar" para ver como é que fica!Quando se dão conta, estão apaixonados e nem se conhecem.Buscam de inicio o amor de contos de fadas ou sexo, não buscam o amor real,o aprendizado e o ensinamento que todo tipo de relacionamento pode oferecer.A maioria das pessoas, no começo do relacionamento tem medo de dizer o que pensa e ser o que realmente é, sem máscaras, por medo de perder a pessoa amada, se fecham para o mundo e um se sente "dono(a)" do(a) outro(a).
    Não acredito em relacionamento eterno, mas com data de validade.Tem gente que insiste pensando em mudar o outro,vão ficando infelizes, por comodismo ou por medo de recomeçar.
    Não conseguem entender que com o tempo o(a)
    outro(a)muda seus gostos,suas preferências até seu modo de amar,etc. A traição começa quando não há mais cumplicidade, não há mais olho no olho.Mas se desde o começo ninguem conversava, ninguem se conhecia, ninguem se via realmente. Surge então aquele mal estar e tudo que uma traição pode acarretar.Durante o percurso de uma relação, algumas pessoas sentem interesses por outras pessoas e ficam divididas. Se existe diálogo, a tal cumplicidade e o amor verdadeiro, porque não falar sobre seus sentimentos? Ah! ia me esquecendo... A nosssa cultura é machista! E PENSAR QUE SOMOS NÓS QUE EDUCAMOS!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Sônia e leitores!

    Sua proposta aborda um tema bastante pertinente em diversas culturas. Além das condições de desenvolver sobre o tema por diversos contextos (relações amorosas, profissionais, familiares, etc.), é possível também fazer uma leitura da sociedade a partir de várias referencias. Bom, o que quero dizer é que se trata de um tema longe de ser esgotado aqui (sem querer subestimar os interessados).

    A humanidade, com toda o sua investida na construção da civilização, abriu mão de alguns costumes (não sei se posso dizer dessa forma) primitivos para viver em sociedade (obviamente não cabe o desenvolvimento dessa discussão nesse espaço mas, quem sabe, em outra ocasião...?), o que nos rendeu uma serie de outras questões de merecida atenção em outras oportunidades.

    Com essa espécie de 'mudança de hábitos', não ficamos totalmente livres e herdamos certos 'impulsos' primitivos, que vez ou outra emergem em situações extremas e, muitas vezes, causam bastante constrangimento. Para ser mais específico, essas heranças fazem referencias à todo tipo de ação condenada pela sociedade, que é uma forma desses impulsos reprimidos responderem diante da opressão causada pela sociedade.

    Então, uma dessas heranças, acredito que seja restritamente ligada ao comportamento sexual. Não creio que nós, primitivos que éramos, seguiamos a doutrina monogâmica que é imposta hoje pela sociedade, logo, como trata-se de um hábito primitivo, ele emerge e vai de encontro as regras sociais vigentes.

    Obviamente que esse fenomeno nao nos autoriza a sair por aí quebrando regras sociais. Para dar conta disso, ao largarmos a vida primitivas, inauguramos a vida social, permeada por uma série de outros artifícios que nos ajudam a conter esses instintos emergentes, como a linguagem e a manifestação do intelecto. É como disse Freud, em alguma obra que não me lembro qual, "a inteligencia é a única forma que temos para combater nossos instintos primitivos" (ou coisa do gênero).

    Traição é um fenômeno que ocorre desde a constituição da civilização que nunca deixará de se manifestar, bem como a violência, resultados da opressão de um histórico incalculável de práticas primitivas. A idade da sociedade nós sabemos, mas e de nossa existência?

    Enfim... Como eu disse, é uma discussão que pode nos levar pra muito longe, vai depender da energia dos envolvidos.

    Não sei se pude ser claro na minha manifestação. Na verdade, eu duvido que tenha sido claro, mas enfim...

    Quem se interessar por outras discussões, tenho um espeço muito interessante no fórum do portal Circulo Psicológico (www.circulopsicologico.com.br), do qual sou idealizador. Quem se interessar, é um espaço aberto.

    Também estou aberto para outras discussões.

    Parabéns pela iniciativa sonia. Espero ter contribuido.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Fidelidade eh um acordo moral de confianca mutua que dispensa tratado formal.
    Quando acontece a quebra desse acordo, se parte de voce, estah na hora de sair. Se parte do outro, esta na hora de deixar ir. A traicao e veneno mortal para qualquer relacionamento. Simples assim!

    ResponderExcluir
  10. fidelidade é ser fiel, ser fiel é confiar estar sempre junto, e isso voce espera da outra pessoa tambem, e quando voce trai essa confiança voce mostra pra pessoa que ela perdeu seu tempo confiando em voce..é isso

    ResponderExcluir
  11. Traição: desejo imediato, falta de apego, falta de respeito, enfim simplesmente uma etapa de uma história.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Dani...

    Sou novo nesse forúm e gostaria de desabafar...
    eu estava noivo a mais ou menos 1 mes e meio atraz, quando minha noiva terminou comigo, por motivos que ela acho certo...no começo eu não concordei mais fui a fundo comecei a pensar nas atitudes que estava tomando, nas coisas que estava acontecendo entre nos... e dei rasão para ela ter esse tempo para eu provar a ela que posso mudar que posso ser uma pessoa melhor... Enfim durante esse tempo que estamos separados, eu dormi com uma pessoa bem mais velha que eu que tinha idade de ser minha mãe, e me arrependi muito pois eu amo a minha ex, noiva e depois que tudo aconteceu eu fiquei com dor na conciencia, e pedi para falar com ela (minha ex noiva)E contei a verdade, ela por sua vez me disse que se estava com alguma esperança de voltarmos ela perdeu ali na quele momento... Mais ela sempre me pediu para nunca mentir para ela e foi oq eu fiz eu falei a verdade... não escondi para ela mesmo sabendo q possivelmente não teria volta... agora me sinto muito mal pois e bem capaz de não ter mais volta...

    Obrigado...

    ResponderExcluir
  13. Ola á varias maneiras de se descobrir uma traição e a tecnologia hoje em dia esta a nosso favor , tente usar escutas escondidas que hoje se encontra e qe são faceis assim como cameras escondidas tambem visite nosso site www.lojadeespionagem.com.br

    ResponderExcluir

Enriqueça o post com a sua opinião e experiência sobre o assunto.