segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O Frasco de Maionese e Café

Mais um texto deixado com carinho pelo meu amigo Anderson Zambonato e que serve para refletirmos se o que temos priorizado em nossas vidas, realmente é o mais importante para nós.


O FRASCO DE MAIONESE E CAFÉ

Quando as coisas na vida parecem demasiado, quando 24 horas por dia não são suficientes...Lembre-se do frasco de maionese e do café.

Um professor, durante a sua aula de filosofia sem dizer uma palavra, pega num frasco de maionese e esvazia-o...tirou a maionese e encheu-o com bolas de golf.

A seguir perguntou aos alunos se o Frasco estava cheio. Os estudantes responderam sim.

Então o professor pega numa caixa cheia de pedrinhas e mete-as no frasco de maionese. As pedrinhas encheram os espaços vazios entre as bolas de golf.

O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim.

Então...o professor pegou noutra caixa...uma caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco de maionese. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o pofessor voltou a perguntar e o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam em unânime "Sim !".

De seguida o professor acrescentou 2 xícaras de café ao frasco e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir-se...mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes:

'QUERO QUE SE DÊEM CONTA QUE ESTE FRASCO REPRESENTA A VIDA'.

As bolas de golf são as coisas Importantes: como a FAMÍLIA, a SAÚDE, os AMIGOS, tudo o que você AMA DE VERDADE.

São coisas, que mesmo que se perdessemos todo o resto, nossas vidas continuariam cheias.

As pedrinhas são as outras coisas que importam como: o trabalho, a casa, o carro, etc.

A areia é tudo o demais, as pequenas coisas.

'Se puséssemos 1º a areia no frasco, não haveria espaço para as pedrinhas nem para as bolas de golf. O mesmo acontece com a vida'.

Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes.

Preste atenção às coisas que são cruciais para a sua Felicidade. Brinque ensinando os seus filhos. Arranje tempo para ir ao medico. Namore e vá com a sua/seu namorado(a)/marido/mulher jantar fora.
Dedique algumas horas para uma boa conversa e diversão com seus amigos. Pratique o seu esporte ou hobbie favorito.

Haverá sempre tempo para trabalhar, limpar a casa, arrumar o carro... Ocupe-se sempre das bolas de golf 1º, que representam as coisas que realmente importam na sua vida.

Estabeleça suas prioridades, o resto é só areia...

Porém, um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representaria, então, o café.

O professor sorriu e disse:

"...o café é só para vos demonstrar, que não importa o quanto a nossa vida esteja ocupada, sempre haverá espaço para um café com um amigo. "

(Autor desconhecido)

Referências:

6 comentários:

  1. Tomadores de tempo e lamentações,juntando-se a uma fase na vida que tudo dá errado,perdendo tempo,oportunidades causando até afastamento de amizades.Já experimentei este período sombrio.e com muita força de vontade consegui mudar o quadro.E o tempo,artigo de luxo é muito bem dividido.Agora priorizo o que realmente é importante.Gostei do post tem a ver com o "ser humano"

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Danielle, nao conhecia o texto. Amei o frasco de maionese e parei aqui para tomar um cafe contigo! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. Putz! fiquei pensando... tem toda razão.
    Amei o texto.
    Agora vou sair e tomar um café... rs

    ResponderExcluir
  4. Que lindo texto! Vou pensar mais em aproveitar enquanto estou caminhando. Vai um sorvetinho aí? rs

    Beijos!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Danielle, excelente texto. No momento em que paramos de participar da corrida dos gatos e ratos, passamos a valorizar mais o hoje, com realmente o que enteressa, o restante é passageiro e muito passageiro, até mesmo a informação que temos hoje amanhã pode não servir mais.

    ResponderExcluir

Enriqueça o post com a sua opinião e experiência sobre o assunto.