terça-feira, 22 de junho de 2010

2º Encontro do Grupo de POT

Olá! Dividindo mais uma vez com vocês a maravilha que é fazer parte do Grupo de Estudos de Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Neste 2º encontro tivemos a participação de Lara e Priscila, já apresentadas anteriormente, e de um novo integrante: Marcos Anibal, Psicólogo em atuação na área de Gestão de Pessoas na cidade de Goiania, GO.

Alguns dos integrantes não puderam comparecer, mas no próximo encontro estão confirmados presentes.

O assunto discutido foi como as empresas e instituições estão se organizando para os jogos da copa com os seus funcionários. Os integrantes tiveram a tarefa de pesquisar informações e trazer para o grupo.

De acordo com os relatos do grupo, as empresas e instituições estão se organizando conforme o tipo de atividade realizada ou serviço prestado. Algumas dispensam os funcionários nos horários dos jogos, outras disponibilizam tvs e telões para que os jogos sejam assisitidos no próprio trabalho e outras ainda não dispensam nem disponibilizam que os funcionários assistam os jogos, como é o caso dos órgãos de saúde, caso este compreensível.

As discussões surgidas sobre o assunto foram: qual a melhor forma de se organizar pensando na produtividade dos funcionários? Que recursos as organizações poderiam utilizar para tornar o período Copa um momento promotor de motivação?

Todos defenderam a idéia de que as organizações precisam decidir junto com seus funcionários, levando em consideração o tempo despendido, o horário dos jogos, as metas a serem cumpridas, a reposição de horas, o desejo dos funcionários, a necessidade dos serviços para a população, o espaço físico da empresa, entre outros.

Todos concordaram também que é uma boa oportunidade para a empresa integrar seus funcionários, disponibilizando um lugar descontraído para assistirem aos jogos, com aperitivos e bebidas (não-allcóolicas), com o envolvimento de todos os setores, etc.

Conforme o assunto foi sendo discutido o grupo percebeu que alguns outros temas também podem ser pensados e tratados pelas organizações neste período, como é o caso do abuso de bebidas alcóolicas e os assidentes de transito. Pensando nas propagandas de cervejas tão intensas nessa época e utilizando do slogan: SE BEBER NÃO DIRIJA, para a redução dos assidentes, Lara sugeriu que as organizações e sociedades estimulassem a comemoração, famosa PASSIATA à pé e não de carros como é o de costume.

Porém, outra questão surgiu: com a passiata à pé reduziríamos o número de assidentes, mas não reduziríamos as bebidas e outros problemas continuariam, como as brigas de rua e os problemas de saúde ocasionado pela ingestão abusiva do alcóol. O patrulhamento policial intenso e campanhas de sensibilização foram citados como alternativas. Ficando aí, mais um assunto a ser discutido futuramente.

O grupo se mostra a cada encontro mais interessado em dividir experiências e conhecimentos, por isso, ficou determinado que os próximos encontros eu terei um co-mediador, com a função de auxiliar na pesquisa dos temas e na mediação das discussões. Sendo cada semana um co-mediador diferente.

Para o próximo encontro o tema será EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS e o co-mediador não ficou definido.

Beijos e até a próxima!

3 comentários:

  1. Quero saber a opinião de vocês sobre o assunto e sugestão de tema para as próximas postagens.

    ResponderExcluir
  2. Dani, parabéns pelo nosso grupo de estudos! Estou gostando muito de fazer parte!

    você é profissional maravilhosa! beijos

    ResponderExcluir
  3. Gretta,

    Obrigada! Fico mt feliz que esteja gostando.
    Eu estou gostando e aprendendo mt.´
    Vc tbm é uma profissional incrível q tem agregado mt valor ao grupo.

    Espero q continuemos assim!!!
    bjs...

    ResponderExcluir

Enriqueça o post com a sua opinião e experiência sobre o assunto.