terça-feira, 27 de julho de 2010

O que você acha da Entrevista por Competências? 6º Encontro do Grupo de POT

Agradecendo os participantes do Grupo de Estudos de Psicologia Organizacional e do Trabalho: Gretta, Marcos e Priscila, também como as novas participantes: Natália Santos e Julliana Maiolino ambas Psicólogas e futuras especialistas em Gestão de Pessoas.

O Tema do encontro foi Entrevista de Emprego e outras Técnicas de Avaliação na Seleção, porém o que pautou mesmo a discussão foi o que os integrantes consideram na Entrevista por Competências.

Muito se fala sobre Entrevista por Competências, mas quais são as vantagens e desenvantagens desta técnica de seleção de pessoas?

Segundo Maria Rita Gramigna no site http://www.rh.com.br/ (2003) a Entrevisrta por Competências é uma "entrevista individual de avaliação realizada por especialista, com o objetivo de identificar potenciais nas competências imprescindíveis para o cargo. Realizada com roteiros pré-estabelecidos com base em perfis de competências desejáveis".

Arthur Narciso no Blog Gestão por Competências (2009) diz que a Entrevista por Competências é de fundamental importância para as organizações que usam a Gestão por Competências, porém para ser eficaz o entrevistador precisa ter bem claro quais são as competências a serem identificadas no candidato: "Competências essências na empresa, competências funcionais no departamento que necessita do recurso e por fim as competências individuais que procuramos para a vaga em causa".

De acordo com o grupo de estudos, a maior vantagem da Entrevista por Competências é a capacidade que ela tem de trazer do passado comportamentos vivenciados pelos canditados que mostram seus conhecimentos e habilidades. Baseada na premissa de que as pessoas tendem a repetir bons comportamentos e evitar comportamentos que não trouxeram bons resultados a Entrevista por Competências só atinge sua eficácia quando bem realizada, quando o profissional realmente tem a habilidade para identificar nas respostas dos candidatos as competências esperadas. Caso contrário de nada adiantará.

Para o grupo a desvantagem da Entrevista por Competências está na incerteza de que os comportamentos passados realmente serão repetidos no futuro, que o candidato pode inventar situações vividas, manipulando o resultado da entrevista.

Na minha opinião, hoje não existe uma forma mais adequada do que a Entrevista por Competências para identificar as pessoas certas para as vagas de empregos. Aquela velha técnica de entrevista com perguntas do tipo: o que você acha do trabalho em equipe? Como você vê a sua liderança no trabalho? Você gosta de trabalhar sobre pressão? entre outras, me remete a uma manipulação bem maior. Eu diria que adoro trabalho em equipe, que a minha liderança é otima e que trabalho sobre pressão faz parte da minha vida, sempre! rs Afinal, estas perguntas pedem respostas positivas.

Enfim, como tudo nessa vida, o bom resultado vem de um trabalho bem feito, onde usamos sabedoria, persistência e amor!!!

Beijos a todos!!!


Referências
http://gestaodecompetencias.blogspot.com/2009/02/entrevista-por-competencias.html
http://www.rh.com.br/Portal/Recrutamento_Selecao/Artigo/3696/selecao-por-competencias--garimpando-talentos-e-potenciais.html

Um comentário:

  1. E então, o que você acha sobre a Entrevista por Competências? Quais são as vantagens e desvantagens que percebe nessa técnica de avaliação? Participem!

    ResponderExcluir

Enriqueça o post com a sua opinião e experiência sobre o assunto.