terça-feira, 24 de agosto de 2010

Felicidade, amigo, não existe. O que existe são apenas momentos felizes.

Gente, pensa num livro que você começa a ler e não tem vontade de parar. Então, é o livro: DE ATOS E FATOS A ANOS-LUZ de Jane Di Lello, Belém: Gráfica Alves, 2009.

Eu conheci a Jane pelo Twitter (http://twitter.com/JaneDiLello) , para variar um pouco, rs, e sempre adorei acompanhar seus tweets romanticos, inteligentes e atuais. Um dia destes, poucos dias atrás, eu postei que adoro ler e que meu sonho é vsitar a Bienal em São Paulo, uma vez que eu moro no interior e nunca posso ir. Ela ao ler meu post ofereceu em me enviar seu livro. Fiquei muito contente e já imaginava que teria uma experiência incrível com a sua leitura. Contei os dias para que o livro chegasse e enfim chegou e só não estou o lendo agora, porque tenho dois vícios: a leitura e a internet, kkkk.

Não vou entrar em detalhes sobre o livro agora porque ainda não cheguei nem ao meio, mas fiz questão de falar sobre ele porque me deparei com um trecho que preciso dividir com vocês. Trata sobre a Felicidade, diz exatamente o que penso. Segue:

"Amigo, o que é ser feliz? O que é felicidade? Alguém tem a fórmula? Você saberia explicar o que é felicidade? Com base na minha experiência, posso dizer-lhe o que acho da felicidade! Felicidade, amigo, não existe. O que existem são apenas momentos felizes. Vamos analisar juntos. Você conhece alguém que seja totalmente feliz? Desde que nascemos somos cercados de carinhos, atenções e amor. E quando vamos tomando conhecimento melhor da vida, logo tendo vontade e , quase sempre, contrárias às de nossos pais. Somos uns eternos questionadores. Sempre desejamos algo mais e, assim que conseguimos, ele perde logo o sentido. Daí passamos a desejar outro e outro, sempre uma nova busca de desejos sem fim. Quando conseguimos o que buscamos, pensando que é felicidade, mas, logo em seguida, ela se desfaz para irmos em busca de outras coisas e outras felicidades. Pergunto-lhe: Isso é ser feliz? Isso é felicidade? Para mim, são buscas de realizações, desejos e necessidades, não felicidade. Se ela existisse, quando desejada e alcançada não nos desfaríamos dela em busca de outra. Por isso, amigo, digo a você que felicidade não existe" (pág 43 e 44).

Fala sério, te fez pensar? E aí, felicidade existe?

Beijos a todos e em especial a Jane Di Lello que me deu a honra dessa leitura que tem sido inspiração para minha vida!!!

46 comentários:

  1. Em minhas convicções, estamos aqui para resolver problemas deixados para trás e para evoluir em todos os aspectos, físicos e mentais.Então, se existisse felicidade eterna, não buscaríamos essa evolução.Os momentos felizes são para continuarmos em busca de algo melhor.
    @boretti

    ResponderExcluir
  2. Oie...

    Gosto do jeito que você se expressa, seu texto é rico em emoção!
    Infelizmente ainda não tive o prazer de ler o livro da Jane, mas já anotei aqui, e assim que tiver uma opinião formada sobre o mesmo, volto aqui e deixo uma resenha.
    Parabéns, o blog tá show!

    Bjim!

    @ChrisRibeiro

    ResponderExcluir
  3. A felicidade é um estado de profunda realização pessoal. Muitos acham que a encontrarão em eternos motivos para sorrir, outros na saúde, outros ainda em algo que outros farão por ela. Ex: filhos, maridos, mulheres, etc...
    Não penso assim... Felicidade para mim é atingir o estado de confiança de que tudo o que eu vivo pode ser utilizado para o meu crescimento... Neste caso eu não diria que a felicidade não existe e sim que ela é um processo de conquista diária.
    Parabéns pelo blog, amiga.

    @lucilene_b

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto e seu Blog, ja estou seguindo, conheço a @JaneDiLello e adoro, ela é uma pessoa incrível, parabéns pelo texto e por citar essa amiga tão especial. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olives, Chris, Lucilene e Luciano
    Que honra tê-los aqui fazendo esses comentários incríveis! Algo dentro de mim dizia que eu deveria postar esse texto, que envolveria profundamente as pessoas. E vcs me provaram q é bem isso mesmo. Falar de felicidade mexe com as pessoas, nos faz refletir sobre coisas que nem sempre pensamos! Adorei cada palavra postada por vcs e espero poder continuar dividindo idéias!!! Obrigada e bjs no coração de cada um!!! E td Graças a JaneDiLello amiga querida!

    ResponderExcluir
  6. Amada amiga Danielle!
    Serei eternamente grata à você, pois ter uma pessoa linda e inteligente analisando minha obra,e ainda gostando da mesma,só deixa-me emocionada e feliz, pois não é costume, nem todos os dias que nos deparamos com uma Psicóloga,Profissional de RH, Consultora e Orientadora a nos da este prazer ímpar.
    Imagino, ainda você tirar minutos de seu valioso tempo para criar este blog, em fim amiga,estou deveras sem palavras.
    Só tenho uma coisa a falar à você amiga!
    OBRIGADA.
    ETERNAMENTE OBRIGADA.
    Jane DiLello.

    ResponderExcluir
  7. adoeri mt amiga ,e não existe felicidade eterna e sim momentos felizes ,pro restos de nossas vidas , vai ser assim , por isso aproveitamos cada gota de vida ..parabens pelo seu lindo trabalho ..beeijoss .

    por : amandynhaaa ♥

    ResponderExcluir
  8. .felicidade é isso ,não existe felicidade eterna ,e sim momentos felizes ,poriso devemos aproveitar cada gota da vida .Nα nossα cαminhαdα pelα vidα,
       conhecemos pessoαs todos os diαs. α mαioriα,
     simplesmente encontrαmos por αcαso,
         mαs αlgumas são enviαdαs αté nós.
     Estαs se tornαm pessoαs especiαis,
      cujo vínculo não conseguimos explicαr.

        que nos compreendem e conosco pαssαm
       bons momentos de nossas vidas!
    parabens amiga pelo seu trabalho ;e felicidade é isso pessoas assim como vc que enche nossos de esperança ;beijos linda

    ResponderExcluir
  9. Jane (inspiração deste post), Amandynhaa e Refaela...
    Que prazer saber que existem pessoas que destinam um pouco do seu tempo para ler/ouvir o que o outro tem a dizer, a contar. Participar disto com vocês é um MOMENTO EXTREMAMENTE FELIZ para mim.
    Espero continuar escrevendo coisas que lhes interessem para que cada dia mais possamos trocar essas opiniões.

    Jane... sem palavras... eu sou o que vc é p mim, lei do respeito e do magnetismo! Ação gera reação! Então, amiga, vc é muito especial!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  10. Antes de mais nada, parabéns pelo blog.
    Eu creio sim que exista a felicidade e não apenas momento felizes.
    O grande problema é acharmos que a felicidade está nas coisas, em ter ao invés de ser.
    Três pilares para que você seja feliz:
    1. Ajude aos outros
    2. Cresça sempre como pessoa
    3. Seja espiritual e não religioso

    Quando tiramos o foco de desejos passageiros, estaremos no rumo da felicidade.
    Um grande abraço,

    Tiago C. Simões

    ResponderExcluir
  11. Por vezes,ficamos a espera de grandes feitos,grandes momentos para sermos felizes e deixamos escapar fragmentos,partes da vida,que podem nos proporcionar grandes alegrias.
    O que é felicidade? Dificil definir...
    É o olhar que sabe tirar da vida sempre o melhor de tudo.
    Taís Santana

    ResponderExcluir
  12. Nós que temos de nos fazer felizes... crescendo, aprendendo e mudando. A felicidade não me parece um fim em si mesmo...é um hábito que deve ser cultivado...como uma sensação profunda e duradora de satisfação e equilíbrio..
    Viver atendendo nossas necessidades, não às exigências dos outros.
    Viver é uma arte... que JaneDiLello e Danielle dominam...
    Respeito por vcs...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Acho que o mau desse século é esse, continuar correndo atrás de uma felicidade inatingível, algo que as pessoas querem alcançar e não se dão conta de que são momentos felizes que são essa tal felicidade...adorei o post baby, bju grande e muito sucesso sempreee! ;)

    ResponderExcluir
  14. Querida, este foi apenas um dos trechos, dentre os muitos outros que você irá se surpreender e amar neste livro. Eu o li e posso dizer, vale cada segundo, cada página que vc vira, é uma senssação de aprendizado. Eu msma tirei lições valiosas dele, e sei que vc tmb tirará até chegar a última pág, e já irei lhe alertando, tem um lado ruim nisso td, qnd vc acabar de ler e ter de fechá-lo, terás um sentimento parecido com o de perder o melhor amigo. Prova disso: Já li duas vezes. Rsrsrs. Sinceramente, é o tipo de livro que não dá nem tempo de empoeirar na estante, pq estamos sempre voltando a ler pr relembrar, seja das lições ou da pequena guerreira de um sorriso encantador *-*
    "Não importa onde você viva e nem como viva, basta saber viver e transformar tudo em momentos felizes" - Jane Di Lello - De Atos e Fatos a Anos-Luz... Bjs queridas... Parabéns...

    ResponderExcluir
  15. Adorei seu blog!Parabéns! A escolha do texto não poderia ter sido melhor!! A felicidade pra mim é um estado de espírito, coisa que não conseguimos conservar imutável, então, é realmente uma soma de momentos felizes, que se alternam com outros menos felizes...o importante é que sua busca nos alavanca para a evolução do ser, o crescimento da consciência espiritual. A Jane é uma das pessoas que mais admiro e amo no twitter, um exemplo de mulher forte, guerreira, determinada e sempre à frente de seu tempo. Desejo mto sucesso e vou seguir o blog, com certeza!! Beijos!

    @callme_boo

    ResponderExcluir
  16. Oi, Danielle.
    Buscando sempre deixar uma mensagem de incentivo, Jane di Lello se tornou uma pessoa imprescindível em minha caminhada em busca de uma afirmação, profissional, afetiva...
    A conheci pelo twitter, no meio de uma conturbada relação com uma pessoa (que também conheci pelo twitter).
    Recebí o excelente livro, "De atos e fatos à anos luz", gentilmente enviado à mim pela autora. Como vc disse, impossível parar de ler... De duas tacadas, consumi todo o seu conteúdo e até agora as palavras ainda estão vagando pela minha cabeça. Minha querida Jane, ainda me prestou auxílio moral e incentivador nas horas que mais precisei...
    Breve, estarei publicando no neu blog www.marajonoticias.blogspot.com , um artigo especial, como forma de agradecimento e de profundo reconhecimento pelo teor do coraçãozinho desta amiga inesquecível
    Obrigado, um abraço marajoara!

    ResponderExcluir
  17. DE ATOS E FATOS A ANOS-LUZ é um livro maravilhoso, em que Jane fala única e exclusivamente em felicidade e amor.
    Essa minha amiga deixou-me muito feliz por ter me presenteado com este livro maravilhoso! Que Deus te abençoe e te ilumine e te dê sempre inspiração para escrevcer bons livros. Beijos
    Rose

    ResponderExcluir
  18. Parabéns querida ! Adorei seu BLOG.
    Muito bonito texto!
    A Vida é formada por uma sucessão de momentos felizes, cabendo a nós, viver cada momento em sua plenitude!
    Vejo que você fez escolha certa para falar de felicidade, a nossa amiga Jane.
    Já tive o prazer de ler o livro: De Atos e Fatos a Anos Luz... Da nossa amiga JANE DI LELLO
    Um livro que é de grande a aprendizagem pra quem o ler
    Já tenho aprendi muito com o livro e tbm com minha amiga Jane essa pessoa guerreira, linda,maravilhosa .... Parabéns a Jane Di Lello e Danielle, desejo tudo de bom à vcs
    @francis-quinha

    ResponderExcluir
  19. olá,
    Tive a felicidade de ser presenteado, também, com um exemplar do mesmo livro e concordo plenamente.
    Percebeu que comecei o comentário falando de felicidade, pois é isso mesmo, são momentos de prazeres que a vida nos proporciona. Tenho 56 anos de muitos momentos felizes. Jane é essa extraordinária mulher que nos alegra todos os dias no twitter, muito carismática e, quem sabe, uma psicologa do espirito. Parabéns Danielle por fazer essa homenagem a nossa amiga querida, Jane Di Lello

    ResponderExcluir
  20. Nossa, que momento feliz esse meu, lendo todos estes comentários sobre meu post e sobre a querida Jane! Cada palavra postada aqui só agregou valor ao que penso sobre ser feliz: ter amigos!!! Isso torna a felicidade mais perto de existir! ;-) bjs no coração de todos!!! @Daniellecfb

    ResponderExcluir
  21. Parabéns a Danielle pelo seu blog e por citar a Jane, essa pessoa especial! Realmente, Felicidade são momentos...

    ResponderExcluir
  22. Queee maraaaaaaavilha esse trecho do livro da Jane fikei encantado com cada palavra de felicidade e concerteza cativa em nossos corações!!*-* e adorei esse trecho "Felicidade, amigo, não existe. O que existem são apenas momentos felizes. Vamos analisar juntos. Você conhece alguém que seja totalmente feliz? Desde que nascemos somos cercados de carinhos, atenções e amor" tão lindo me apaixonei..e parabens Jane pelo livro..!!! dps coloca na internet se vc puder pra eu poder baixar ou vc me manda pro email em arquivo .pdf ok ??? amo demaisssssssssssssssss
    bjsss bjsss bjssss

    ResponderExcluir
  23. Então que os momentos felizes sejam mais em nossas vidas!!

    ResponderExcluir
  24. Amei essa linda e merecida homenagem para a Jane.
    Danielle, você está de parabéns. Esse livro DE ATOS E FATOS A ANOS-LUZ, contem muitos momentos de reflexão, incluindo esse da Felicidade. Ele nos leva a meditar sobre tudo na nossa vida.Jane e Jade são maravilhosas guerreiras que admiro muito. Com seus mimos, seus carinhos no twitter muito nos alegram. Continue sempre assim amiga:sincera, honesta, carinhosa e que esse amor permaneça no seu coração. Isso é um dom de Deus.
    Um forte abraço com todo meu carinho. Amo você

    Odila Garcia

    ResponderExcluir
  25. Amiga,eu também agradeço aqui cada palavra de carinho dos amigos,e a você por colocar este trecho de meu livro.
    Só lembrando, este é um trecho de um dialogo entre dois personagem, só lendo o mesmo poderão entende sua profundidade, pois no final entenderam se a personagem acredita ou não na felicidade, ou só em momentos felizes.
    Obrigada.
    Fiquem com meus mimos de sempre, e com meus BeiJanes eternos em seus corações.
    Jane Di Lello

    ResponderExcluir
  26. Marliasao - Campinas/SP26 de agosto de 2010 às 14:24

    Parabénsss!!
    Neste instante não tenho o livro pra ler, mas no trecho acima li o suficiente para saber que trata-se de uma obra inteligente e delicada que somente uma pessoa de sensibilidade tão apurada, como a nossa querida Jane, seria capaz de produzir.
    Parabéns ainda pelo blog que é muito bacana e coloridíssimo...
    Grande beijo a todos vcs que produziram este belo trabalho.
    Marli

    ResponderExcluir
  27. Oi minha flôr!
    Eu acredito sim na felicidade,meu AMOR!
    Ela é um estado de espírito, não depende se você está com problemas ou não!
    Esses momentos felizes,são prazeres da vida!
    O amor a si próprio,ao próximo e estar conectado com DEUS e amá-lo, traz para nós este estado de espírito, que é a felicidade!Tá tudo acontecendo errado mas eu estou bem!Isto é felicidade!Entender que as dificuldades faz parte da vida,isso é felicidade!Continuar amando seu marido no desemprego e na doença,isso é FELICIDADE!Bjin AMORE!

    ResponderExcluir
  28. Nossa que lindo!! eu também amo de paixão a Jane!!além de excelente escritora, é uma ótima amiga!!Eu também vou receber um livro dela de presente estamos anciosos em poder ler uma de suas obras!!

    ResponderExcluir
  29. Só posso dizer uma coisa depois destes 25 comentários: AMO MUITO TUDO ISSO e VOCÊS É CLARO!!!

    Que o amor de Deus preencha os corações de vocês e assim tenham muito, mais muitos momentos felizes!!!

    bjs... obrigada!!!

    ResponderExcluir
  30. Incrível esse trecho do livro, fico imaginando todo o texo. Vindo da Jane só pode ser maravilhoso.

    ResponderExcluir
  31. Parabéns jane Seu blog esta lindo .Desejo a você que cada dia sua felicidade e carinho aumente cada vez mais que seus amigos virtuais e reis aumeten cada vez mais e que Você domine sem fronteira a Internet e todas as midias um abração Deus té Abénçoe cada vez mais !!!(;-)

    ResponderExcluir
  32. Criança linda da lelequinha,fofa que amo,PARABÉNS TÁ TUDO MUITO LINDO AQUI,VC AÍ NESSA FOTO,o SEU TRABALHO,VC É FANTÁSTICA,e a felicidade,deixa eu pensar,está aqui,está aí,ela depende do ponto de vista de cada um,do momento,é isso,momentos e dias felizes.beijo nesse coração lindo

    ResponderExcluir
  33. Parabéns!

    A Jane é uma pessoa linda, essa matéria foi muito edificante para minha vida, conheci essa linda pessoa, no Twitter, sempre muito amiga e com palavras acolhedoras, indico seu livro, mesmo ainda não ter lido, pois sei que vindo da Jane, deve ser muito bom, essa mulher querida merece todo nosso carinho e admiração,...Jane que DEUS possa a cada dia ser seu caminho constante para a realização de seus sonhos, eu te desejo isso com muito carinho em nome de Jesus.

    Abraço forte de seu princípe...rsrsr.

    ResponderExcluir
  34. Parabéns! A Jane é uma pessoa linda!!!

    Essa matéria foi muito edificante, para minha vida, conheci a Jane atravéz do Twitter e simplesmente amei sua pessoa, mesmo que ainda não conhecendo-a pessoalmente, mas já me cativou com suas palavras acolhedoras e seus mimos rsrsr...
    JANE...que DEUS abençõe cada dia mais sua caminhada e que ele seja seu constante caminhar para a realização de seus sonhos, eu te desejo isso e muito mais em Nome de JESUS.

    Abraço forte:Do seu princípe rsrsr,...respeitoso

    ResponderExcluir
  35. hum fiquei curiosa para ler o livro...
    bjão grande Jane di Lello

    ResponderExcluir
  36. Todos buscam a felicidade, Todos querem a receita .Mas na verdade a perdemos a cada minuto. Pra mim é uma alegria olhar essa lua linda que hoje brilha majestosa no céu. O detalhe de poder olhar o brilho dessa lua é felicidade. Mas a maioria só vai perceber isso quando não puder enchergar mais.

    Parabéns pelo texto

    Amo jane Di Lello, Amo Você também e sou feliz por tudo isso.

    MarquesK

    Só o Rock Alivia

    ResponderExcluir
  37. Li este post no dia que publicou,mas não tive tempo de comentar. Agora releio sem pressa. Conhecei a Jane pelo Twitter também e gostei tanto dela que seu blog desde então está nos meus favoritos. Vou adquirir este livro, pela riqueza que demonstra.
    A felicidade é a meta do homem, e ele busca de todos os modos alcançá-la. Por isso muitas vezes é confundida com a realização dos desejos. Entendo que a felicidade não é algo que vem de fora, precisa ser desenvolvida internamente. Só assim encontraremos significado para os nossos sentimentos de incompletude, frustrações e dores.
    Bjos

    ResponderExcluir
  38. Concordo, ela não existe. É só um efêmero sentimento que motiva o ser humano a correr atrás de algo. Depois que ele alcança, não sabe o que fazer e tudo volta ao normal...
    Gostei do texto, da citação e vou ver o resto do blog também :)

    ResponderExcluir
  39. Depois de tudo que li aqui, nesses mais de 30 comentários, resolvi completar com mais um trecho do livro:
    "temos o dever de aceitar e nos adaptarmos à nova vida e tentar vivê-la da melhor forma possível. E, com isso, tentar mudá-la para o melhor." (pág. 45)
    Portanto, se não tem vivido momentos felizes, transforme-os em... está nas suas mãos! Porém, se permita sofrer e ficar triste também, faz parte da vida, o que não pode acontecer é que estes momentos não felizes sejam maiores do que os felizes. Saudável é equilíbrio entre as coisas.
    Obrigada por todo carinho!!! bjs

    ResponderExcluir
  40. conheci tambem a jane Di Lello pelo twitter,logo ficamos amigos e para minha surpreza ganhei um valioso presente de leitura agradavel demais,recomendo o livro DE ATOS E FATOS A ANOS-LUZ,simples,perfeito,parabéns jane,bjs e parabéns a o blog por destacar o valor da leitura!

    ResponderExcluir
  41. jane consegue em 140 caracteres encantar e presentear a todos com idéias luminosas, imaginem um livro inteiro para saborear essa "alma especial"! Ela segue firme seu caminho pela Internet, colecionando amigos, difundindo sabedoria e irradiando simpatia. Que Deus abençoe seus passos nessa senda maravilhosa!

    Mauro de Paula

    ResponderExcluir
  42. bom.... se a felicidade não existe então a infelicidade tambèm não, visto que uma é o contrário da outra e se uma não existe a outra menos ainda... e ai a infelicidade existe?

    ResponderExcluir
  43. espero adorar seu livro. bjos querida jane.[ damar]

    ResponderExcluir
  44. olá :-)

    vim a este lindo cantinho e convite da Jane e não me arrependi, a Jane é mesmo um ser humano maravilhoso :-), um coração imenso :-)! tal como voce ja conheci gente no tt que ficará para a vida, pessoas que entraram no coração e mudaram a minha vida para sempre, se olhares para algo com amor conquistarás amor, se olhares com maldade ela se multiplicará, por isso eu vou pelo amor, para que o anmor cresça em mim todos dias :-)!|

    beijo no seu coração :-)

    ResponderExcluir
  45. Danielle, parabéns a você, por transmitir tão bem esse encantamento por Jane Di Lello e seu livro, "De atos e fatos a anos luz". Deliciamo-nos com o texto que conduz a uma reflexão eterna sobre felicidade. Essa busca é incessante, somos seres em andamento, construção, talvez seja essa meta que mantém nossos sonhos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  46. Muito bom!! O auto-conhecimento e a ciência de que a felicidade é um "estado" momentâneo de espírito, e não um "ser" congelado que nos define 24hrs por dia, permitem nos tornar pessoas mais leves e cientes de que vivemos altos e baixos. E assim nos mostramos mais preparados para viver a vida com todas as suas complexidades, e extraindo sempre mais momentos felizes ao mesmo tempo que encaramos os momentos infelizes como contratempos necessários e passageiros.

    ResponderExcluir

Enriqueça o post com a sua opinião e experiência sobre o assunto.