terça-feira, 14 de setembro de 2010

Ganhando a Vida como Blogueiro!

Olá, meus amores!!!

No dia 16/08/2010, mediei o 9º Encontro do Grupo de Estudos de Psicologia Organizacional e do Trabalho, sobre o tema: Pessoas que ganham a vida através de seus blogs pessoais. A maioria dos participantes do grupo relatou ter ou ter tido um blog, mas nenhum sabia como fazer deste instrumento uma renda mensal. Por isso, convidei um amigo do Twitter Evandro César que tem vários blogs e consegue "viver a vida através deles" para participar do encontro e de uma entrevista. Vejam só que bacana:

(A entrevista foi realizado por intermédio de e-mail)

Danielle: Nome completo, idade, local e formação.
Evandro: Evandro Cesar, 39 anos, residente no interior de São Paulo, região de Ribeirão Preto. Não terminei minha faculdade de Administração de empresas com ênfase em Marketing faltando só um semestre, uma pena, mas eu precisava trabalhar. Então tive que escolher entre o trabalho ou a faculdade.

Danielle: Como e quando surgiu a idéia de montar um blog? E qual o foco, publico?
Evandro: Montei meu primeiro blog (http://paremomundo.com/) porque eu não tinha mais nada para fazer. Explico: trabalhava em negócios da família na área de educação que foram interrompidos por motivos pessoais e de um dia para o outro me vi sem ter o que fazer e meu plano inicial era tirar longas férias por uns cinco meses e depois procurar trabalho. Como gosto muito de ler e escrever montei esse blog em Agosto de 2007 e depois com o tempo fui criando outros e o plano inicial se transformou nesse trabalho com blogs. Hoje trabalho com cerca de 16 blogs, muitos em parceria com um grande amigo, o Marcos A. T. Silva do XboxPlus (http://xboxplus.com/). Pode parecer muito essa quantidade de blogs, mas não é. Alguns blogs já nascem mortos porque ou cometemos erros em avaliar o mercado ou porque aceitamos correr o risco e verificar como o blog seria aceito e nada acontece. Então deixamos o blog de lado e nos dedicamos ao que dá retorno.

Danielle: No início o blog já tinha fonte de renda?
Evandro: Nenhum blog gera renda no início. Um blog hoje sem 2.000 visitas únicas diárias, pelo menos, não vai gerar uma renda nem perto do razoável.

Danielle: Como tornou o blog uma fonte de renda?
Evandro: O ganho em qualquer blog só vem com o tempo, dedicação e muito trabalho! Já tive blogs que levaram um ano para dar resultado, outros são mais rápidos. Para fazer um blog gerar receita, além da visitação obviamente, é preciso se filiar aos programas que mostram anúncios como é o caso do Adsense que é o melhor programa na minha opinião. Existem outros como Submarino, Mercado Livre, HotWords... O importante com os anúncios é realizar testes o tempo todo de posicionamento, etc. E a melhor forma de saber sobre o Adsense é assinar o Blog oficial dele no endereço http://adsense-pt.blogspot.com/ . Leia tudo, principalmente os regulamentos.

Danielle: A renda do blog é suficiente para se manter ou tem outras fontes de renda? Quais?
Evandro: Sabe como é, se alguém ganha 10 mil por mês vive uma vida de alguém que ganha 10 mil por mês, dinheiro nunca é suficiente. Falando sério. Não dá para se manter com blogs, no meu caso ainda não, embora o objetivo seja esse. Existe uma certa ilusão de que é só montar um blog, colocar alguns posts e ficar esperando o dinheiro entrar. Quem trabalha com isso sabe que não acontece desse jeito.

Danielle: Você recomendaria aos jovens investir em seus blogs pessoais como uma forma de empreendimento?
Evandro: Acho interessante sim, mas tenho dúvida se é um bom negócio. O mundo dos blogs, a chamada Blogosfera, mudou demais nos últimos 5 anos e aconteceu tanta coisa nova que hoje ela é irreconhecível. Só quem participou desse época sabe dizer. Hoje os grandes portais usam a palavra "blog" para colocar seus colunistas e jornalistas como blogueiros porque a palavra virou moda e de uma hora para outra grandes (ou nem tanto) nomes do jornalismo, da literatura ou mesmo colunistas viraram "blogueiros". Só que é importante observar um aspecto. Um blog pode ter diversas finalidades como mostrar seu trabalho ou profissão, seu conhecimento em determinada área ou mesmo com objetivo de ganho financeiro, enfim, é uma porta aberta para que as pessoas saibam quem você é, profissionalmente falando, e com o tempo vem o reconhecimento desse trabalho. No meu caso o objetivo é o resultado financeiro na criação de blogs, sites, registro de domínios e numa busca incessante em novas formas de obter esse resultado. Quando quero escrever sobre determinado assunto uso outro blog para isso: http://evandrocesar.posterous.com/ . É preciso gostar muito de ler, ter paciência para pesquisar uma informação antes de publicar qualquer coisa porque uma vez na rede algo que parece pequeno pode tomar proporções gigantescas e aí é que está a responsabilidade de cada um.

Danielle: Que dicas você daria aqueles que estão começando esse negócio?
Evandro: Não gosto de "dicas" e tenho ALERGIA a esse tipo de coisa que parece ditar certas regras num ambiente onde a criatividade é um dos fatores mais importantes. Mesmo assim algumas coisas são importantes para quem começa:
1- Defina um foco ou um nicho que pretende abordar. Tenha conhecimento sobre isso porque seu trabalho será avaliado e questionado o tempo todo, seja através de comentários ou contatos diretos. Se a escolha for um blog de variedades onde diversos assuntos são publicados então é preciso publicar bem mais sem esquecer do conteúdo.
2- Ao criar seu primeiro blog pense no futuro, por exemplo, se optar por um blog gratuito no Blogger ou no Wordpress.com pense sempre que o nome desse blog pode ser registrado por outras pessoas, sendo assim registre o nome de seu blog no Registro Br ou então como "nomedoblog.com" para reservar esse nome para você. Pode ser que o blog seja um sucesso então se prevenir é bom.
3- Não desanime!
4- Procure em metablogs sobre as regras de etiqueta da blogosfera, isso é importante para a sua imagem e a do blog. Quebrar essas regras pode causar problemas graves de relacionamento com outros blogueiros. Outras regras muito importantes são as que condenam o plágio de textos e imagens porque copiar um texto que outro blogueiro criou é o maior erro que alguém pode cometer.
É isso. São poucas dicas, mas bem importantes. Qualquer dúvida eu me coloco a disposição para responder nos comentários. (fim)

É, como tudo nessa vida, ser um blogueiro, financeiramente falando, exige muitas competências!!! Mas, acredito que com esforço e determinação valerá a pena!!!
 
Obrigada, Evandro César, por dividir conosco seus conhecimentos e experiências!!!
 
Abraços!!! Comentem!!!

4 comentários:

  1. Otima entrevista, bom para quem tem blog e para quem costuma visitar blogs. Mais importante pra quem pretende fazer do seu Blog negocio. Parabens. Sucesso

    ResponderExcluir
  2. Olá Dani, gostei da iniciativa! E ai vai umas perguntas para o Evandro!
    Evandro tudo beleza? Quem usa blog sabe que é sempre importante ter um conteúdo único e bom, para que os leitores se interessem, achem o que procurem e se tornem frequentadores do blog.
    Realmente ter acessos unicos é o mais importante.
    E para isso não basta apenas postar e esperar que o google ou outros mecanismos de pesquisas "achem" seu conteudo. Você tem que divulgar etc, essa eu acho que é a parte mais chata! haha

    Bom a pergunta é sobre o meu blog. Estou num hospedado num host free... só que quero mudar para um pago. A minha duvida é: Perderei todos os acessos e backlinks do meu endereço atual? Perderei minha posição nos mecanismos de busca?
    E se tem um meio de mudar sem perder nada disso, como proceder?

    Obrigado Evandro e Dani

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. @Luciano Obrigado, bom que gostou!

    @Gabriel Infelizmente você perderá sim as posições de rank. Quanto aos links tem como redirecionar, só que é preciso saber qual CMS você vai utilizar. Se for o Wordpress talvez exista algum plugin pra isso. Já passei por isso duas vezes, mas não encontrei solução porque não tinha experiência alguma.
    Outra alternativa é entrar em contato com quem criou o link para seu blog e pedir para realizar a mudança.

    Saliento que o importante é o conteúdo e com o tempo tudo voltará ao normal, demora, mas volta. Quantos aos links, esses são muito importantes e se quiser posso te ajudar a encontrar uma solução para minimizar as perdas nessa transferência.

    ResponderExcluir
  4. Cara Danielle,
    A equipe do Seja Profissional Online a parabeniza pela entrevista, nós incentivamos esse tipo de trabalho, a informação é a linha que seguimos.

    Equipe.

    ResponderExcluir

Enriqueça o post com a sua opinião e experiência sobre o assunto.