quarta-feira, 9 de março de 2011

Uma visão sobre o Caráter e a Personalidade

Escrevo esse post a pedido de uma querida amiga do Twitter @adclac, que quer saber a minha opinião sobre Caráter e Personalidade.

Pensei muito antes de escrever, porque ambos os temas são confundidos e causam curiosidades nas pessoas e além disso várias são as definições a respeito. Então, decidi que daria a minha sincera opinião, sem entrar em detalhes científicos, mas é claro com base nas minhas experiências pessoais e profissionais.

O caráter é a essência do ser, é o sinal, a marca que carregamos desde os primeiros anos de vida e que cosntitui quem somos e seremos até o final dela. Ele se afirma no início da vida de acordo com suas vivências.

A personalidade emerge do caráter e se modifica conforme o nosso desenvolvimento, depende de fatores hereditários e ambientais. A personalidade é unica, cada um tem a sua e é o que torna a pessoa irreptível. Ela se altera com muita facilidade até a adolescência, depois de adultos, a personalidade se desenvolve, ou seja, ela se adapta, aperfeiçoa, se retrai, mas os traços ainda são aqueles da adolescência.

É através do caráter que definimos nossos princípios e valores e desenvolvemos comportamentos baseados nele. Sendo assim uma pessoa com um caráter ruim poderá valorizar princípios como a mentira, a ganância, a inveja, o egoísmos, entre outros e então, agir sem se importar com o próximo, mentir para conquistar seus objetivos, não dividir e tal. Já uma pessoa com um caráter bom, valorizará princípios como a verdade, honestidade, amor e então, terá medo de magoar, de ser punido, de não ter amigos, etc. O que não significa que uma pessoa de caráter ruim não faça coisas boas, afinal, dependendo da forma como foi amado, educado e dos interesses, o bem pode ser mais compensatório. Da mesma forma que uma pessoa de caráter bom também pode fazer coisas ruins, como brigar com um filho, roubar, mentir para não ser punido e até matar num momento de desespero. É claro que o bem será mais comum em quem tem bom carater e o mal em quem não tem, mas não necessariamente.

Acredito que o mais importante, é que o que somos é uma mistura de tudo que herdamos, vivemos, sentimos e nos comportamos. Cada pequena coisa pode alterar todo o percurso de nossas vidas e nada é por acaso. Ser uma pessoa boa, não implica apenas em determinações de caráter e personalidade, mas tem muito a ver com o que se quer ser. Então, SEJA!!!

Vou gostar muito de ouvir a opinião de todos sobre!!! bjs...

Referências

6 comentários:

  1. Hum, gostei *-*
    Tá aí, pensei que já sabia que ambos eram diferentes mas, quando penso demais, chego na mesma conclusão, mas se eu entendi bem Caráter é o jeito da pessoa, a forma dela agir, se ela é feliz, má, etc e Personalidade seria algo ligado à qualidades? Porque se analizar bem Persona seria (Pessoa),e lidade(Qualiade)? .-. ou seja Personalidade, seria as qualidades que a pessoa tem/terá ? Eu entendi isso ! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Danielle, querida! Mais uma vez o teu jeito facil de dizer as coisas como elas são, esclarece de forma simples o que parecia complicado. Fiquei imensamente feliz com tua atenção. Aprendi mais um pouco daquilo que pensei saber.Obrigada. Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  3. Dani, gostei muito do tema "Caráter X Personalidade" sugerido pela amiga @adclac , o que nos leva a refletir. Entendi que caráter é algo que se fixa até certo momento da vida e permanece inflexível, já a personalidade pode ter alteração, é variável dependendo do momento e das vivências.
    Que bom participar com vocês num tema tão interessante. Parabéns!

    Beijos!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post!
    Esses são temas que muito me interessam.
    Parabéns pela maneira simples e de fácil entendimento de escrever.
    Parabéns tb a minha amiga queridíssima Adclac (beija flor) pela sugestão do tema.
    Bjssss ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi, LanEich, obrigada pela visita e pelo comentário. bjs

    ResponderExcluir
  6. Se o caráter vai se afirmando através das experiências, então se estas forem boas nos fará melhores e ao contrário, piores? Talvez ignorância e sabedoria sejam palavras a serem pensadas, em relação ao caráter.

    ResponderExcluir

Enriqueça o post com a sua opinião e experiência sobre o assunto.