segunda-feira, 16 de maio de 2011

Por onde anda a Ética?

Fonte: http://cic2013.blogspot.com/
Situações como essas são vivênciadas constantemente no nosso dia-a-dia e o pior é que muitos consideram "normal". Estamos tão acostumados ao caos dos tempos que não conseguimos ficar indignados com a falta de ética, ou seja, com o mal comportamento das pessoas.

Muitas vezes me vejo refletindo sobre os valores que meus pais me ensinaram e o quanto é difícil mantê-los fielmente em minha conduta e ao mesmo tempo me manter competitiva no mercado de trabalho, pagar as contas durante o mês, ter vaga no consultório médico, conviver...

É claro, que temos muitos bons exemplos de pessoas éticas por aí, que colocam princípios como honestidade e fidelidade em primeiro lugar e conseguem ser bem sucedidas. Longe de mim, fazer falso moralismo aqui, minha intenção é provocar a reflexão sobre essa forma de enxergar o mal da sociedade.

O Comportamento Ético é aquele considerado bom socialmente, mas os valores estão sendo dia-a-dia distorcidos, então, como não achar "normal" determinados comportamentos? "Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão!". Robbin Hood, um mito do século XVIII, foi considerado herói porque roubava dos ricos para dar aos pobres, é um exemplo de falta de ética aceitável pela sociedade. Principalmente por ter sido roubado anteriormente pelo Rei Ricardo.

Enfim, mesmo que as pessoas tenham boas razões para faltar com a ética, não significa que elas devam. Um erro nunca vai justificar o outro. Afinal, por onde anda a ética?

6 comentários:

  1. Muito triste essa falta de ética que estamos vivenciando. É uma completa inversão de valores.
    Procurei criar meus filhos mantendo os principios básicos com que fui criada, espero que eles façam os mesmos com meus netos.
    Como educadora sempre procurei transmitir aos meus alunos os principios básicos de ética.

    ResponderExcluir
  2. Amada amiga, parabéns pelo belo texto.
    Falar de ética e bons costumes realmente nos dias de hoje nos entristece.
    Infelizmente os conceitos mudaram, não pra melhor.+ ainda bem que existem pessoas como você para lembra, que poderemos sim usar o que de melhor aprendemos.
    "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo o que plantamos." (Provérbio Chinês)
    BeiJanes neste belo coração.
    Jane Di Lello.

    ResponderExcluir
  3. É, Odila e Jane, não podemos nos acomodar com o que vemos e achar tudo normal, comum... temos que ser exemplo. bjs...

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani!

    Ótimo tema! Para completar, indico um vídeo do Cortella que explica Ética / Moral / Amoral http://youtu.be/LK91Ut7jJIM

    Beijo!
    @tatianebelini

    ResponderExcluir
  5. Olá, @tatianebelini, adorei sua visitia e sugestão de vídeo, muito bom!!! Obrigada!!! bjs

    ResponderExcluir
  6. Gostei do POST, é bom lembrar que Moral são conjuntos de comportamentos sociais e estes são adquiridos pela boa educação, pela tradição e bons costumes...Mas isto tem sido mudado nos últimos tempos com a ausência dos pais na educação básica.
    Ética regula tudo isso...
    Sinto também muita falta, do altruísmo e bons valores nas pessoas... Mas vamos fazer nossa parte...Mesmo que somos poucos...um dia seremos muitos!!!!

    ResponderExcluir

Enriqueça o post com a sua opinião e experiência sobre o assunto.