segunda-feira, 4 de julho de 2011

Faculdade, uma oportunidade de emprego?

http://ponteparaosaber.blogspot.com/
Hoje em dia a faculdade é uma das formas de se conseguir conhecimentos para ingressar num bom emprego e subir na carreira profissional, e é claro para se ter o próprio negócio. Eu disse "conseguir conhecimentos", não um mero DIPLOMA, e para isso é preciso muito mais que frequentar 75% das aulas e ter média 7 nas disciplinas. Significa se comprometer, fazer sacrifícios, se envolver com os trabalhos e com os grupos de trabalhos, ter amigos, formar um bom network, administrar o tempo, ter disciplina, explorar os professores e seus conhecimentos, pesquisar, ir além do que é exigido...

A sala de aula muitas vezes é a chance que temos para mostrar nossas capacidades produtiva, mental e de relacionamentos, pena que nem todos os alunos percebem isso. Na sala de aula, ou mesmo pelos corredores da faculdade conhecemos pessoas que são empregadas em boas empresas, que conhecem pessoas que contratam em outras empresas, que estarão contratando pessoas um dia em alguma empresa e que com certeza se lembrarão daquele colega de sala que sempre fazia muito bem os seus trabalhos, que não faltava sem ter uma boa justificativa e que tirava boas notas, como também se lembrará daqueles colegas que só viviam encostados em outros colegas, sem contribuir nos trabalhos, que entregavam tudo atrazado, "pindurados" em notas e faltas.

Eu sei que a vida de Universitário é atrelada muitas vezes com a vida profissional, aluno e trabalhador, são os papeis da maioria que está dentro das Faculdades; mas, estar nestes papeis é uma escolha, e como toda escolha temos as conseqüências, então, é preciso encarar a maratona de avaliações e trabalhos da mesma forma que encara os projetos e metas de trabalho, firme e forte!

Não se iludam com a idéia de que uma coisa é ser aluno e outra é ser profissional, pois não é, princípios e valores são frutos do caráter e não dos papeis sociais, ou se tem ou não se tem. Não é possível ser um bom profissional sem ser um bom aluno, o que pode ocorrer (depois de muito arrependimento) é o mal aluno se tornar um bom profissional com as experiências da vida, aqueles tombos que precisamos levar para aprender, acho que todos nós sabemos quais são, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enriqueça o post com a sua opinião e experiência sobre o assunto.