sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Ser Estagiário

Como professora universitária escuto muitas histórias sobre o "ser estagiário", exatamente no duplo sentido que essa expressão nos dá: a pessoa do estagiário e o estar no cargo de estagiário. Existem muitas piadas com relação a essa função de início de carreira, colocando o estágio numa posição de exploração.

Tirando a parte engraçada da história, porque é realmente engraçado ver os alunos falarem das suas próprias condições de forma tão bem-humorada, tem um lado muito sério e importante nisso: apesar de não ter todos os direitos e deveres de um funcionário comum, o estagiário tem que ser respeitado, orientado e integrado como tal.

Ser estagiário é muito importante para a carreira de um profissional, é um momento de auto-conhecimento, se pode colocar em prova as teorias, checar conhecimentos, analisar competências e descobrir uma área de atuação mais adequada ao seu perfil. Dependendo da forma como o estudante realiza seu estágio, pode garantir um emprego na própria empresa ou abrir portas para outras oportunidades no mercado de trabalho.

Muitas empresas preferem contratar estagiários por serem na maioria jovens, entusiasmados, dinâmicos, com iniciativa e vontande de aprender, além disso tem um custo menor para a organização e costumam responder as rotinas de trabalho com a mesma responsabilidade de uma pessoa já formada, ou seja, um "estagiário profissional".

Acostumados com as antigas formas de remunerar e beneficiar os estagiários, alguns empresários, depois da nova legislação, que dá ao estagiário mais direitos como: até 6 horas de trabalho diário, férias remuneradas de 30 dias depois de um ano ou proporcionais mais 1/3, estão alegando não ver vantagens em ter um estagiário. Como se a única vantagem fosse ter um custo de mão-de-obra baixo!

Enfim, como tudo nessa vida "Ser Estagiário" tem seus prós e contras, cabe a cada um que assume esse cargo, ter atitudes proativas para provar que a competência de uma pessoa vai além da sua posição hierárquica.

O site http://www.estagiarios.com/ tem todas as informações necessárias para quem é e quer contratar um estagiário! bjs...

Fonte: http://secretariadoexecutivo.wordpress.com/

2 comentários:

  1. Oi Dani!

    Realmente há empresas que não veem o beneficio de ter estagiários, por conta das poucas horas trabalhadas etc como você citou, assim como tem muitas que gostam deles por estes não possuirem vícios e manias.

    Meu estágio foi ótimo, fiquei 1 ano e meio trabalhando em um hospital, e essas empresas que abrem as portas para estudantes só tem a crescer. Aprendi muito e o estágio me direcionou na vida profissional. Hoje sigo umas das atividades que comecei a aprender naquela época e só tenho a agradecer!

    Ótimo texto como sempre!
    Bjs
    @tatianebelini

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tati, que bom que foi assim com vc, eu também gostei muito dos meus anos de estágio! Obrigada pelo comentário! bjs

    ResponderExcluir

Enriqueça o post com a sua opinião e experiência sobre o assunto.